Comunicae

A Schaeffler melhora a rentabilidade das aplicações de hidrogénio e ganha o MATERIALICA Award com a sua tecnologia inovadora

/COMUNICAE/

Aço em vez de titânio: A gama de revestimentos Enertect da Schaeffler recebe o MATERIALICA Design + Technology Award 2023, prémio por um sistema de desempenho sustentável e de alto rendimento para placas bipolares metálicas onde foi otimizada a relação preço-desempenho. A Schaeffler amplia a gama de revestimentos modulares para a tecnologia do hidrogénio nas células de combustível e na eletrólise tipo PEM.

Com a sua solução de revestimento Enertect, a Schaeffler, a empresa de tecnologia de movimento, ganhou o prestigiado MATERIALICA Design + Technology Award 2023 na categoria «Material». O sistema Enertect permite produzir, de forma ainda mais sustentável e otimizando, as placas bipolares metálicas para aplicações na tecnologia do hidrogénio. O galardão foi apresentado na eMove360° Europe 2023, a feira comercial internacional para a mobilidade elétrica e autónoma de Munique. Ao comentar a sua decisão, o painel de juízes especialistas destacou, entre outros aspetos, a redução da pegada de carbono em até 99% nos revestimentos da Schaeffler, em comparação com outras opções disponíveis no mercado. Foram nomeadas um total de oito empresas e organizações como finalistas nas categorias «Material», «Produto», «Superfície e Tecnologia», «Eficiência de CO2» e «Estudante». Este é o quinto MATERIALICA Design + Technology Award que a Schaeffler recebe desde 2014.

O Prof. Dr.-Eng. Tim Hosenfeldt, Senior Vice President Corporate Research and Innovation & Technology da Schaeffler, disse: «Estamos verdadeiramente orgulhosos por termos ganho uma vez mais o MATERIALICA Award. As soluções inovadoras de revestimento, como a Enertect, desempenham um papel fundamental na mobilidade sustentável do futuro, por exemplo, no segmento estratégico do futuro crescimento do hidrogénio. Este prémio demonstra que, graças ao nosso trabalho intensivo em I+D sobre tecnologias de superfície, cumprimos uma missão importante para tornar a tecnologia do hidrogénio sustentável e viável no futuro».

Enertect: Mais económica e menos CO2 ao longo da totalidade do ciclo de vida do produto

O inovador sistema de revestimento de alto desempenho Enertect é utilizado nas placas bipolares metálicas com PEM (membrana de intercâmbio de protões) para células de combustível e eletrolisadores. O revestimento preserva a alta condutividade elétrica ao longo da vida útil das células de combustível e protege o material de base contra a corrosão. Por este motivo, quando combinado com este revestimento, é possível utilizar aço, menos dispendioso e mais fácil de processar, em vez de titânio. O revestimento, desenvolvido pela empresa, é particularmente fino e não contém metais nobres. Graças ao seu design especial nanoestruturado, trata-se de uma solução tão forte e eficaz como se tivesse metais nobres, mas é muito mais sustentável e menos dispendiosa. Desta forma, é possível reduzir a pegada de carbono do revestimento em mais de 90%, enquanto a pegada de carbono de toda a placa metálica bipolar pode ser reduzida em 20%. A partir do início de 2024, a Schaeffler iniciará a produção de placas bipolares com o revestimento Enertect PC+ em Haguenau, França, na empresa conjunta Innoplate que fundou em associação com a Symbio. A Schaeffler também continuará a desenvolver o produto tendo em vista outras aplicações.

Fuente Comunicae


Source: Businesscol Comunicae

Leave a Comment

× ¿Cómo puedo ayudarte?